sexta-feira, 24 de abril de 2009

Caiu na rede, é plágio!


Hoje tive uma surpresa péssima: descobri na própria pele que escrever na Internet pode ser muito divertido, mas, ao mesmo tempo, muito perigoso.

Há alguns anos escrevi um texto no meu perfil do Orkut, despretensiosamente. Imaginem a minha surpresa ao constatar, hoje, que há dezenas de sites copiando minhas palavras, vírgula por vírgula, e assinando como.... Clarice Lispector! Logo quem!?

Clarice é uma deusa da literatura! Mas, esperem aí, aquele texto é meu!

A Internet tem esta desvantagem: as pessoas saem por aí copiando e colando umas das outras, e uma mentira acaba parecendo uma verdade.

Segue meu texto. Espero que gostem, mesmo sabendo de quem é a verdadeira autoria: uma simples mortal.

Agora me vem a pergunta: será que Clarice gostaria? O que ela diria a respeito?


Hoje eu me sinto muito mais envolvida com as profundezas do ser humano, com seus mistérios, impulsos, conflitos, fraquezas, dores, (in)certezas e com sua vitalidade e força.

Preocupa-me a superficialidade das relações que nos arrebatam para o abismo das ilusões, do desfrute da casca oca e desprovida do recheio eterno das emoções autênticas.

Se o mundo hoje é só consumo, imitação e produção em série, eu quero ser alma e coração multiplicados através daqueles que eu for capaz de cativar.

Autora: Gizele Toledo de Oliveira (direitos autorais reservados).

6 comentários:

  1. Você está cada vez mais linda. E linda de coração, de alma, de espiritualidade. Tenha certeza de que você é mesmo uma pessoa muito especial, sensível, leal, sincera, inteligente, sabe o que quer, valoriza o que de fato tem valor. Agradeço a DEUS por ter trabalhado contigo, por ter convivido com uma pessoa tão nobre como você. beijos.
    Tania Malheiros

    ResponderExcluir
  2. Amiga, vá fundo, reivindice mesmo a autoria de seu texto. Pessoas subtraem textos alheios e depois querem discrição? Reclame mesmo o que é seu, sempre. Creio que em alguns casos pessoas fazem isso por ignorância (no sentido de ignorar), então, um erra e o outro erra em cima, mas vamos lá corrigir o erro. Certo? Outro dia recebi um poema lindo de uma colega, via Orkut, creditado à Clarice Lispector, mas um amigo fez a correção. O poema é de outra escritora. Daí, nem repasso mais poemas e textos que recebo. Agora vamos lá: parabéns pelo texto seu, seu seu. beijos, sorte, luz.

    ResponderExcluir
  3. Gi!
    vc ta até parecida com ela na foto, rs
    mas o texto é lindo e é seu...continue escrevendo muito e sempre e que venham os plágios, nessa experiência toda o que mais importa é tocar as pessoas, e isso você já faz!
    mtos bjos

    ResponderExcluir
  4. Pronto! Todos atenderam às minhas solicitações e retiraram do ar os meus textos que estavam com a autoria trocada. Problema resolvido!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gizele!
    Sou Adriana, do São Vicente.
    Acabo de conhecer o seu blog. Como sua carinha apareceu na minha página do orkut e, recentemente, eu a vi na rua com a sua cadelinha, me lembrei de entrar no seu perfil. Foi assi que vi o endereço do blog. E, como gostei muito do astral aqui e da qualidade dos textos, tinha que parabenizá-la e dizer que voltarei mais vezes.
    Que bom que tudo se resolveu nesse caso da autoria. Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Muito muito muito excelente lindo texto. Clarice estaria perguntando: por que que não escrevi isso antes?!

    ResponderExcluir

E aí? O que achou? Participe! Deixe aqui seu comentário!
(Para comentar, escolha o perfil NOME/URL. Preencha com seu nome. Deixe em branco o campo URL. Clique em CONTINUAR. Redija o comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Caso dê erro, clique novamente em POSTAR COMENTÁRIO.)