quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

COMO FAZER DIFERENÇA EM 2010

O ano de 2010 começou com muitas tragédias. A Ilha Grande, em Angra dos Reis; a ponte no Rio Grande do Sul; o terremoto no Haiti. Não vamos permitir que 2010 seja marcado pelas angústias! Vamos fazer com que seja um ano marcado pela solidariedade! Faça a sua parte para 2010 ficar marcado como o ano da união, da fraternidade, do amor ao próximo – porque essas tragédias são a nossa oportunidade de demonstrar que amamos nossos irmãos aqui na Terra, que sabemos ajudar uns aos outros.

O desastre que aconteceu no Haiti foi avassalador (veja imagens). O país, que é o mais pobre das Américas, sofreu agora o terremoto que fez desabar seus hospitais, suas escolas, o Parlamento, as casas, os abrigos, enfim, as pessoas não têm para aonde ir. Crianças perderam seus pais. Jovens e adultos sentem a dor do abandono.

Eu, você, nós, todos juntos, podemos estender nossas mãos. Faça a sua parte. Vamos seguir o exemplo de Zilda Arns, a fundadora da Pastoral da Criança, que morreu nessa tragédia, pois estava no Haiti exercendo seu papel, com caridade. (Veja mais abaixo como ajudar.)

Nenhum homem pode existir sozinho. Estamos todos interligados:

“NENHUM HOMEM É UMA ILHA!”

“Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra; se um torrão é arrastado para o mar, a Europa fica diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse a casa dos teus amigos ou a tua própria; a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. (John Donne – poeta inglês, renascentista)

"Para mim, isso significa que o homem não deve se comportar egoisticamente, deve se relacionar com os outros, pois depende deles para viver. Quando qualquer outro homem morre, ele também morre um pouco, pois depende dele para continuar vivendo. Por isso não deve perguntar por quem os sinos dobram anunciando uma morte, porque também está na realidade anunciando a dele própria." (Luiz Sabra, extraído da Internet)

O NOSSO DESCASO COM A NATUREZA ESTÁ DESTRUINDO NOSSA CASA: O PLANETA ONDE VIVEMOS.

Tantos acidentes naturais não são por acaso. É a natureza se revoltando contra nossas ações. O homem, por ganância, não está se preocupando com o meio ambiente. Daí o aquecimento global, daí as tragédias que alguns assistem pela TV enquanto outros vivem na própria pele.

Comece hoje a salvar o planeta! Com pequenas ações que farão enorme diferença: evite sacolas plásticas; escolha produtos e empresas ecologicamente corretos; separe o lixo; informe-se sobre reciclagem no seu bairro; economize papel, água, energia e todos os nossos recursos naturais; use menos transportes poluentes; zele pelas plantas e pelos animais; denuncie crimes ambientais e contra os animais. Comece dentro da sua casa.

Autora: Gizele Toledo de Oliveira


PARA COLABORAR COM OS QUE SOFREM COM A TRAGÉDIA NO HAITI:

Nome: Embaixada da República do Haiti
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1606-3
CC: 91000-7
CNPJ: 04170237/0001-71

Nome: Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Banco: HSBC
Agência: 1276
CC: 14526-84
CNPJ: 04359688/0001-51

Nome: Movimento Viva Rio
Banco: Banco do Brasil Agência: 1769-8 CC: 5113-6
CNPJ: 00343941/0001-28


Fonte: site G1


PARA COLABORAR COM OS QUE SOFREM COM A TRAGÉDIA EM ANGRA DOS REIS:
Veja no site Globo.com

PARA COLABORAR COM A PASTORAL DA CRIANÇA PARA MELHORAR A VIDA DE CRIANÇAS DO MUNDO INTEIRO:
http://www.pastoraldacrianca.org.br/

PARA DAR O PRIMEIRO PASSO PARA MELHORAR O MEIO AMBIENTE:
http://www.reciclarepreciso.hpg.com.br/como.htm

2 comentários:

  1. E agora a tragédia no Chile! Onde este mundo vai parar? O que você está esperando para começar a fazer a sua parte na recuperação e proteção do meio ambiente?

    ResponderExcluir
  2. E agora a tragédia em Niterói! Gente, vamos colaborar!

    ResponderExcluir

E aí? O que achou? Participe! Deixe aqui seu comentário!
(Para comentar, escolha o perfil NOME/URL. Preencha com seu nome. Deixe em branco o campo URL. Clique em CONTINUAR. Redija o comentário e clique em POSTAR COMENTÁRIO. Caso dê erro, clique novamente em POSTAR COMENTÁRIO.)